TOEFL ITP

Bom, como muitos de vocês talvez tenham visto, o TOEFL ITP foi inserido nos editais das últimas chamadas do Ciência sem Fronteiras.

Este artigo é de quem  fez o ITP para quem quer fazê-lo. Vou tentar falar sobre como funciona o processo todo na prática. Essas informações são de extremo valor pra você que quer fazer o ITP. Pois quando pesquisei acerca do assunto, encontrei pouco conteúdo na internet, apenas de forma institucional, nenhum artigo me descrevia uma experiência prática. Pois agora aqui está:

Caso você não conheça o teste TOEFL, recomendo que leia aqui: http://www.brazilianswhocode.com/pt/bsmp/testes-de-proficiencia-em-ingles-toefl-ou-ielts/ ,

Então vou falar sobre minha experiência com esse teste, para que você possa tirar o máximo proveito dele.

Primeiro vamos à definição: O TOEFL – ITP, ou Test of English as a Foreign Language na modalidade Institutional Testing Program é um teste universal da língua inglesa utilizado em vários países além do Brasil.

O teste é realizado no papel, e possui 3 etapas: Listening, Writing e Reading (nesta ordem). Vou descrever cada etapa segundo a minha experiência:

0. Antes do início do teste – Antes do inicio do teste e após você chegar na hora marcada, existe um período de aproximadamente 1 hora para o teste começar. Neste tempo, eles já trancam as portas do local da realização e começam a explicar todo o teste (assim como no ENEM e vestibulares), logo em seguida te darão um tempo de aproximadamente 15 minutos para ir ao banheiro/tomar água, para então começar a primeira etapa do teste.

Durante a explicação eles vão começar a falar várias coisas, o que pode-se fazer e o que não se pode, e vão pedir pra você preencher alguns formulários (no meu caso foram 2 folhas, o gabarito e outra que é uma espécie de questionário).

Atente-se para o seguinte: Ao preencher o teste, preste atenção nas datas, pois o formato americano é mm/dd/aaaa, diferente do brasileiro, que é dd/mm/aaaa, tomem cuidado para não se confundirem com isso. De qualquer forma, o aplicador do teste deverá alertar. Outra coisa é a questão dos nomes. Na folha do gabarito você deverá escrever primeiro o sobrenome e em seguida o primeiro nome.

O que eu precisei levar: Não se usa caneta no TOEFL ITP, eles pedem pra que você leve 2 lápis e borracha. (recomendo levar um apontador) e sobre documentos: RG e CPF são necessários (recomendo levar também um comprovante de sua inscrição para o teste).

1. Listening Comprehension – Nesta 1ª etapa, o teste vai avaliar a sua habilidade em compreender o que é ouvido em inglês. Os aplicadores da prova irão ligar um aparelho de som na sala enquanto todos estiverem com seus testes em mãos, e terão que ouvir atentamente o que é falado na playlist.

Alguns pontos a observar:  No momento que o som começar a tocar, esteja atento no que é falado, esteja com o lápis sobre a pergunta em questão e quando o narrador falar o enunciado da questão, acompanhe com a leitura. Quando o narrador terminar o enunciado, você já pode ler as alternativas, vai haver um tempo de aproximadamente 10 segundos para que você responda a questão. Quando esgotado esses 10 segundos, começará a próxima questão, então não demore, pois você precisará prestar atenção na próxima pergunta que virá sem nenhum aviso prévio.

O Listening, na minha opinião foi a etapa mais fácil da prova. Neste etapa existem duas sub etapas. Na primeira são conversas simples em que você deverá saber do que as pessoas estão falando no audio. Na segunda sub etapa, você vai ouvir alguns trechos de aulas acadêmicas, e terá que responder perguntas sobre a aula.

Atente-se para as respostas e veja se um locutor concorda ou discorda com o ponto de vista do outro (É comum haver perguntas como: Does Mary agree with John? And how does she feel about it?)

2. Structure and Written Expression – Esta etapa é bastante interessante, e eu gostaria que o ENEM copiasse essa etapa e substituísse pelas suas redações, pois como todos sabem, as correções de redação do ENEM algumas vezes são meio aleatórias, mas falando de TOEFL, a 2ª etapa não é muito boa para quem não está acostumado com gramática.

Não tenho muito o que falar sobre esta etapa, nela você simplesmente lê o enunciado e verifica qual forma de escrever se adequa mais ao contexto, vamos à um exemplo:

22) How does the … the student?

a) the professor replies

b) the professors replies

c) the professor reply

d) the professors reply

E claro, você vai marcar alternativa C nesta questão, pois já temos a terceira pessoa no “does”, então o verbo vem na forma simples, “reply”. Então a segunda etapa é por aí…

3. Reading Comprehension – A etapa mais difícil na minha opinião.

Acho que todo mundo que estava na sala comigo fazendo a prova teve problemas com o tempo desta etapa. O tempo é bastante curto para você ler 5 textos e responder 50 questões totalizando 200 alternativas (A, B, C, D, se não estou enganado) em 55 minutos.

Para isso dou a vocês mais uma dica valiosa: Leia primeiro as perguntas e alternativas para depois procurar no texto a resposta. Isso vai facilitar muito e também vai economizar o seu tempo. E caso não saiba a questão, pule para a próxima, mas antes procure excluir as questões que você acredita que estão erradas, isso evita você ter que ler as alternativas mais uma vez.

Esta etapa requer muito da sua interpretação, e basicamente não tem segredos, basta ler as alternativas, procurar no texto e não perder sequer um segundo, pois o tempo será escasso.

Depois do teste – Provavelmente para você seja diferente, mas como meu teste foi pela Fulbright, não tive muitas respostas acerca de quando obteria meu resultado, eles simplesmente me mandaram por e-mail o resultado depois de +/- 2 semanas, o que já vale como comprovação para o Ciência sem Fronteiras. Mas o teste oficial mesmo só chegou na instituição onde fiz o teste depois de aproximadamente 2 meses.

No mais é isso… Não estude INGLÊS, Estude para o TESTE que você vai fazer. Da mesma forma que quado você vai estudar para vestibulares o recomendado é fazer simulados, também recomendo que faça simulados. Você poderá encontrá-los no site da ETS.

Desejo a você muita sorte e um bom desempenho na prova.

Até mais!

Ricardo Metring

Desenvolvedor Web, estudante de Análise e desenvolvimento de sistemas na Universidade Federal do Paraná, e Computer Science no CCSF em San Francisco, Califórnia
Facebook / Site

2 comentarios para TOEFL ITP

  • Fernanda  diz:

    Adorei o post! Vou fazer o teste amanhã e estava meio às cegas de como seria exatamente. Very helpful! ;)

  • Alessandra  diz:

    Oiii! Entao, to passando pela mesma situação, porém meu inglês é bem básico… pela sua experiencia, acha que é suficiente para a nota minima que eles exigem (437)? Quanto você tirou no teste???

Deixe uma resposta


[*]

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Você pode utilizar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>